IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novatos ajudam a reduzir volatilidade, diz trader de Wall Street

Joanna Ossinger

03/08/2020 09h52

(Bloomberg) -- A maior popularidade da negociação de ações entre investidores de varejo nos Estados Unidos durante a pandemia ajudou o funcionamento do mercado, segundo um trader veterano.

O envolvimento de investidores amadores reduziu a volatilidade e eventos irregulares de negociação, disse Larry Peruzzi, diretor de trading internacional da Mischler Financial, com sede em Boston. Peruzzi está no mercado de compra e venda de ações há mais de duas décadas.

Ele destacou a queda do índice de volatilidade Cboe, ou VIX, em relação às máximas em março, mesmo com o aumento dos volumes de negociação nas bolsas dos EUA nos últimos meses em comparação com a história recente.

"Juntamente com a queda da volatilidade, é o melhor cenário que desejaríamos", disse Peruzzi. Ele acrescentou que o investimento de varejo "tende a ser distribuído ao longo do dia" - ao contrário de instituições, que costumam negociar perto do início e do fim do dia - e que "estamos vendo quedas e picos de negociação menos irregulares".

Maiores níveis de participação de investidores novatos ajudaram a impulsionar a recuperação das bolsas dos EUA desde março, disse Julian Emanuel, chefe de estratégia de renda variável e derivativos do BTIG, em Nova York.

A Charles Schwab & Co. registrou 1,65 milhão de novas contas de corretagem abertas nessa categoria no segundo trimestre, quatro vezes mais em relação ao mesmo período do ano passado. A E*trade Financial disse este mês que as entradas de investidores de varejo, que somam de US$ 31,9 bilhões em 2020, ocorrem em "ritmo acelerado".

"Ainda temos algumas preocupações: quando as taxas de juros e a inflação subirem ou a renda discricionária cair, os investidores de varejo vão sacar?", disse Peruzzi. "Isso pode muito bem acontecer no futuro, mas, atualmente, o aumento do investimento de varejo tem sido um fenômeno bem-vindo."

©2020 Bloomberg L.P.