IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouro pode superar desempenho de ações dos EUA em turbulência

Gregor Stuart Hunter

06/08/2020 11h14

(Bloomberg) -- O ouro e o mercado acionário dos Estados Unidos poderiam seguir caminhos diferentes em uma nova onda de turbulência, encerrando um período de três meses em que seus retornos estiveram quase alinhados.

A piora da economia global e mais paralisações para impedir que a Covid-19 se propague devem atingir os mercados acionários, mas deixar o ouro em pé, de acordo com o Société Générale.

"Embora a correlação entre o ouro e as ações tenha se tornado inequivocamente positiva desde as mínimas de março nos ativos de risco, outra séria onda de aversão ao risco poderia fazer com que o desempenho das ações e do ouro destoe," disseram estrategistas do SocGen, como Jitesh Kumar, em relatório de 4 de agosto, ecoando comentários de outros analistas.

Apostar contra os índices acionários de referência dos EUA tem sido uma batalha perdida nos últimos meses. Posições compradas no metal precioso diante dos sinais de que está sobrecomprado são uma aposta apenas para os mais fortes. No entanto, uma estratégia underweight para o S&P 500 em relação ao ouro chama atenção.

As condições fiscais e monetárias acomodativas manterão os preços do ouro dinâmicos, mesmo se mais bloqueios forem impostos, disseram os estrategistas do SocGen. O nervosismo sobre o aumento dos impostos corporativos ou sobre ganhos de capital - no caso de o democrata Joe Biden ganhar a disputa presidencial dos Estados Unidos - pode distanciar as classes de ativos bem antes das eleições de novembro, disseram os estrategistas.

O desempenho superior do ouro se tornou um para-raios para analistas que seguem correlações.

"Investidores de curto e longo prazo estão comprando ouro em uníssono", escreveram analistas da BCA Research em relatório. "Esse tipo de pensamento de grupo geralmente leva a uma correção no ativo afetado." Mas, se o dólar se recuperar e o ouro recuar, os investidores devem aproveitar a queda para comprar, acrescentaram.

©2020 Bloomberg L.P.