Topo

Standard & Poor's rebaixa nota, e Brasil perde grau de investimento

09/09/2015 20h13

Rio de Janeiro, 9 set (EFE).- A agência de classificação de riscos Standard & Poor's (S&P) rebaixou nesta quarta-feira a nota de crédito do Brasil de BBB- para BB+ com perspectiva negativa, fazendo com que o país perca o selo de bom pagador.

Esta é a primeira agência a tirar do Brasil o chamado "grau de investimento", classificação que o país tinha desde 2008. Em seu relatório, a S&P destacou que a deterioração das contas fiscais do Brasil aumentou, e também pôs em dúvida a capacidade do governo para conseguir que o Congresso aprove o orçamento de 2016.

A economia brasileira passa por uma forte turbulência, e o governo admite que este ano o PIB cairá 1,49%, embora analistas do setor privado prevejam uma queda ainda mais acentuada, de 2,44%.

Segundo dados oficiais, a economia brasileira já entrou em recessão técnica, pois no segundo trimestre desse ano se retraiu 1,9%, após a contração de 0,7% registrada nos três primeiros meses.

Devido à crise, o governo brasileiro reduziu no mês passado sua meta de superávit fiscal primário para este ano a 0,15% do PIB e, pela primeira vez em sua história, apresentou orçamento deficitário para o ano seguinte, da ordem de 0,5% do PIB.

O rebaixamento da nota da S&P, que reconhecia o Brasil como um destino seguro para os investidores, já era esperado pelo mercado, já que a agência tinha advertido sobre esta possibilidade em julho.

A agência Fitch também anunciou recentemente que pretende revisar a nota da dívida brasileira devido à queda das metas de superávit fiscal do país, enquanto a Moody's situou o Brasil no nível mais baixo dos países com grau de investimento.

A perda desse grau pode agravar os problemas de financiamento do Brasil, já que os fundos mais conservadores não costumam depositar seus recursos em países considerados de alto risco.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Standard & Poor's rebaixa nota, e Brasil perde grau de investimento - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia