IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Geórgia anuncia achado de 5 trilhões de metros cúbicos de gás

03/02/2016 08h50

Tbilisi, 3 fev (EFE).- A companhia petrolífera americana Frontera Resources Corporation anunciou o achado de 5 trilhões de metros cúbicos de gás natural na Geórgia e assegurou que em alguns anos o país poderá exportar este hidrocarboneto à Turquia e Europa Oriental.

"Os recursos de gás achados na Geórgia somam 5 trilhões de metros cúbicos, que dão para exportar gás durante dez anos. Isto mudará as regras de jogo do fornecimento de gás na região", afirmou o presidente de Frontera, Steve Nicandros, citado nesta quarta-feira pela televisão georgiana "Maestro".

Em três ou cinco anos, acrescentou, "a Geórgia se transformará em exportador de gás e poderá vender à Turquia e países da Europa do Leste".

As autoridades do país ainda não confirmaram a notícia do achado.

A companhia petrolífera americana, presente na antiga república soviética desde 1997, anunciou no ano passado que as prospecções realizadas na região oriental do país "permitiram aumentar substancialmente as reservas de gás" da Geórgia.

Em junho, Frontera assinou um memorando de entendimento com a ucraniana Naftogaz, pelo qual a companhia se comprometeu a estudar as possibilidades técnicas de exportar à Ucrânia gás liquidificado procedente de suas jazidas na Geórgia.

Em seus mais de duas décadas no mercado georgiano, Frontera investiu mais de US$ 400 milhões.