IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Espanha confirma que alarme de bomba no aeroporto de Madri era falsa

04/02/2016 13h41

Madri, 4 fev (EFE).- O Ministério do Interior da espanha confirmou que o alerta de bomba em um avião no aeroporto de Madri, que gerou um alarme, era falso, após nenhum artefato ser encontrado no interior da aeronave da Saudita Airlines.

O alarme geral foi decretado após um papel cravado com uma faca de sobremesa aparecer em uma sala de oração dentro do avião que decolar às 10h50 (6h50 de Brasília) rumo a Riad, capital da Arábia Saudita, em que se lia: "11h30 bomba", disseram à Agência Efe fontes da investigação.

Fontes da Guarda Civil espanhola acrescentaram que o comandante da embarcação avisou os serviços de emergência do aeroporto e o protocolo de segurança foi imediatamente ativado.

Após despejar os passageiros, a aeronave foi conduzida a uma pista remota do terminal, onde especialistas da Guarda Civil inspecionaram o aparelho.

As fontes da investigação garantiram que, após inspecionar o avião, os agentes não encontraram nenhum pacote suspeito, mas a investigação continua para esclarecer quem pode ter deixado uma nota manuscrita com a ameaça.

Toda a bagagem de mão foi revistada e as digitais de todos os passageiros da tripulação do voo foram tomadas, para tentar localizar o autor do aviso de bomba.

O Aeroporto de Madri-Barajas recuperou a "normalidade" após a desativação do alerta, que em um primeiro momento teve caráter geral e posteriormente foi rebaixado a local.

A ministra de Fomento, Ana Pastor, afirmou que a situação no aeroporto é de normalidade após o avião ameaçado - que tinha 97 passageiros e 15 tripulantes - ser levado a uma "área isolada" e de segurança.

O titular de Interior, Jorge Fernández Díaz, lembrou que o Executivo não cogita elevar o nível de alerta geral de 4 para 5, já que o máximo nível só é ativado quando "há um risco de atentado iminente".