Bolsas

Câmbio

C.do Norte assegura ter colocado com sucesso satélite espacial em órbita

Seul, 7 fev (EFE).- A Coreia do Norte afirmou neste domingo que realizou com sucesso o lançamento de um foguete de longo alcance e pôs em órbita um satélite espacial, uma ação considerada pela comunidade internacional um teste secreto de mísseis.

A televisão estatal norte-coreana emitiu um anúncio especial no qual assegurou que o país colocou em órbita seu satélite de observação terrestre.

Fontes dos governos de Coreia do Sul e Estados Unidos confirmaram o sucesso da operação sem dar mais detalhes.

A Coreia do Norte lançou o satélite Kwangmyongsong-4 (Estrela Brilhante-4) em um foguete de longo alcance que decolou da base de Sohae, no noroeste do país, segundo informou a televisão norte-coreana.

O satélite entrou em órbita nove minutos e meio depois da decolagem e circula sobre a terra a uma altitude de cerca de 500 quilômetros, segundo o comunicado da Administração para o Desenvolvimento Aeroespacial Nacional da Coreia do Norte divulgado pela "KCTV".

O organismo norte-coreano informou, além disso, que o Kwangmyongsong-4 leva "aparelhos de medição e de telecomunicações necessários para a observação da Terra".

No comunicado lido pela televisão, a agência reivindicou o "legítimo direito" da Coreia do Norte de "utilizar o espaço com fins pacíficos e independentes", em resposta aos protestos de Coreia do Sul e Estados Unidos que consideram o lançamento um teste secreto de mísseis que viola várias resoluções impostas pela ONU ao país comunista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos