CE abre 3 investigações antidumping sobre aço importado da China

Bruxelas, 12 fev (EFE).- A Comissão Europeia (CE, órgão executivo da UE) anunciou nesta sexta-feira que iniciou investigações sobre três produtos siderúrgicos importados da China para determinar se eles foram introduzidos no mercado do bloco através de dumping.

Concretamente, os produtos que a CE está analisando são tubos, chapas grossas e aço plano laminado a quente, todos de origem chinesa, explicou a Comissão em comunicado.

Além disso, o executivo da UE qualificou de "medida excepcional" a abertura da investigação sobre o possível dumping no aço plano laminado a quente, por ser esta apenas "ação preventiva" tomada sobre a base de uma ameaça e não de danos já materializados.

A CE advertiu que se as análises demonstrarem que os produtos investigados foram importados em condições de dumping serão tomadas medidas "para proteger a indústria europeia dos efeitos prejudiciais do comércio desleal".

Estas novas investigações se unem a um total de 37 medidas de defesa comercial que a UE realizou nas importações de produtos siderúrgicos, enquanto nove delas ainda estão em curso, lembrou a Comissão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos