IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Entra em vigor taxa de juros negativa anunciada pelo banco central do Japão

16/02/2016 03h34

Tóquio, 16 fev (EFE).- A taxa de juros negativa aprovada recentemente pelo Banco do Japão (BoJ, banco central) para determinados depósitos bancários entrou em vigor nesta terça-feira, o que representa uma medida histórica destinada a impulsionar o crescimento na terceira maior economia do mundo.

Esta é a primeira vez em que a taxa de referência se situa em terreno negativo no país asiático, cujo governo publicou ontem mesmo alguns dados que mostram uma retração do PIB no último trimestre de 2015, o que evidencia os efeitos que a desaceleração global está tendo sobre a economia japonesa.

A medida, anunciada no dia 29 de janeiro pelo BoJ, aplica juros negativos anuais de 0,1% sobre parte dos depósitos que os bancos japoneses mantêm com a entidade.

Com esta decisão, que penaliza a alavancagem de capital das entidades financeiras, o Japão quer estimular o crédito, forçando uma redução das taxas de juros que os bancos aplicam e impulsionando os investimentos.

Inicialmente, a medida afetaria cerca de 10 quadrilhões de ienes (US$ 87,25 bilhões) em fundos bancários, em torno de 4% de todo o montante depositado no BoJ.

As comissões anuais correspondentes que o banco central japonês receberá somam dezenas de bilhões de ienes ao ano.

Pouco depois do anúncio da medida, o rendimento dos títulos da dívida pública japonesa a 10 anos esteve brevemente em terreno negativo pela primeira vez na história, mostrando os primeiros efeitos da medida do BoJ sobre as carteiras dos bancos, que apostaram na dívida japonesa como um título seguro ao mobilizar seus ativos.