Bolsas

Câmbio

Economia espanhola cresce 3,2% em 2015

Madri, 25 fev (EFE).- A economia da Espanha cresceu 3,2% em 2015, graças à melhor evolução da demanda externa, informou nesta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em relação ao quarto trimestre do ano passado, a economia aumentou 0,8%, o que coincide com o dado antecipado do PIB trimestral publicado no dia 29 de janeiro.

Na demanda nacional (que teve alta de 4,1 pontos), destacou-se o crescimento anual de 3,5% na despesa em consumo final dos lares e o aumento de 6,4% da formação bruta de capital fixo.

A demanda externa líquida da economia espanhola registrou contribuição negativa de 0,6 ponto (-0,7 no trimestre precedente) ao crescimento anual do PIB trimestral, devido a um aumento das exportações em relação às importações.

O emprego, em termos de postos de trabalho equivalentes a tempo completo, aumentou 3% ao ano, o que representa um acréscimo de aproximadamente 495 mil postos de trabalho, enquanto a variação trimestral foi de 0,6%.

O valor do PIB a preços correntes para o conjunto do ano de 2015 ficou em 1,081 bilhão de euros, o que representa uma taxa de variação nominal de 3,8% em relação ao ano anterior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos