Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Petrolífera YPF teve queda de 49,1% do lucro líquido em 2015

03/03/2016 20h01

Buenos Aires, 3 mar (EFE).- A companhia petrolífera YPF, controlada pelo Estado argentino, informou nesta quinta-feira que em 2015 registrou um lucro líquido de 4,42 bilhões de pesos (R$ 1,11 bilhão), 49,1% a menos do que em 2014.

Em comunicado, a empresa informou que sua produção de hidrocarbonetos registrou em 2015 um crescimento de 3% com relação ao ano anterior. Além disso, a produção cresceu de petróleo 2,1% anualizado, enquanto a de gás aumentou 4,1%.

No mesmo comunicado, a YPF destacou que os números enviados hoje às bolsas de Buenos Aires e Nova York fazem parte de um "cenário marcado por uma queda histórica do preço do petróleo, que afetou os resultados de todas as companhias do setor".

"A utilidade operacional mostra uma queda de 16%, explicada basicamente pelo aumento dos custos, que mostram uma variação de 14,4%, que não conseguiu ser compensada pelo aumento nos volumes e preços de vendas de seus produtos", detalhou a companhia.

Além disso, o índice de substituição de reservas - que reflete a relação entre os hidrocarbonetos extraídos e a incorporação de novos - alcançou 107% no mesmo período. "Isso significa que foram incorporadas mais reservas a partir das quais houve produção", acrescentou a nota.