PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Irã prevê crescimento econômico de mais de 5% para 2016

06/03/2016 05h50

Teerã, 5 mar (EFE).- O Irã prevê um crescimento de mais de 5% para 2016 após o levantamento das sanções internacionais que amarravam sua economia e após um 2015 no qual a atividade econômica se desacelerou, segundo informou neste domingo o presidente do Banco Central Iraniano, Valiola Seif, em declarações publicadas pela agência oficial "Irna".

Este crescimento estará associado tanto ao impulso pela venda de hidrocarbonetos ao exterior após o fim das sanções como à grande quantidade de investimento estrangeiro que se prevê que chegará ao país nos próximos meses.

Segundo cálculos expressados pelo presidente Hassan Rohani no mês de fevereiro, o Irã vai precisar nos próximos cinco anos conseguir um crescimento de 8% para poder compensar o alto desemprego e a inflação que hoje em dia constituem os maiores problemas de sua economia.

Desde que assumiu o poder em agosto de 2013, Rohani conseguiu com suas políticas estritamente liberais reduzir a inflação de 40% para 13,5% que se projeta para este ano fiscal e tirar a economia iraniana da recessão, embora o crescimento tenha sido menor do que o esperado.