PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Exportações de café aumentam 1,5% em fevereiro

10/03/2016 12h04

São Paulo, 10 mar (EFE).- O Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, embarcou para o exterior 2,7 milhões de sacos (de 60 quilos) do grão em fevereiro, o que representa um aumento de 1,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior e 0,8% se comparado a janeiro, informou nesta quinta-feira a patronal dos exportadores.

Os ingressos pelas exportações de café em fevereiro foram de US$ 411,4 milhões, um número 23,1% inferior ao do mesmo mês do ano anterior, mas 0,49% superior ao de janeiro deste ano, segundo um comunicado do Conselho dos Exportadores de Café (CeCafé) do Brasil.

O presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, destacou que o volume embarcado no mês de fevereiro "mostra a eficiência dos produtores brasileiros", que, disse, "conseguiram manter o bom nível da produção no meio de condições meteorológicas desfavoráveis".

Carvalhaes predisse que a próxima colheita será ainda melhor devido às perspectivas de melhora das condições meteorológicas.

A patronal informou que em fevereiro a variedade arábica, a de maior qualidade, representou 82,3% das exportações, seguida da solúvel (9,5%) e a robusta (8,2%) enquanto o tipo tostado e moído correspondeu por 0,1%.

Quanto aos importadores, os Estados Unidos continuam como principal destino das exportações brasileiras de café, com 20%, seguido do Japão (15%), Itália (14%) e Alemanha (11%).