PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Vendas do varejo registra queda de 5,2% em 2015

10/03/2016 11h35

Brasília, 10 mar (EFE).- As vendas do comércio no varejo, um importante indicador de consumo, caíram em janeiro 1,5% com relação a dezembro, com uma variação anual negativa de 5,2%, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE indicou que trata-se da maior queda registrada em 12 meses desde 2001 e o pior registro para um mês de janeiro desde 2005.

"Tradicionalmente, janeiro não é um mês forte para as vendas, porque é um período de férias e concentra pagamentos de impostos e outras obrigações" que reduzem o consumo, argumentou a porta-voz do IBGE, Isabella Nunes, em uma nota divulgada por essa entidade.

De acordo com o relatório do IBGE, as vendas nos supermercados em janeiro caíram 0,9% com relação ao mês anterior, enquanto as de móveis e eletrodomésticos tiveram queda de 4,3%.

Também contraíram as vendas de materiais para a indústria da construção (6,6%) e as de automóveis e motocicletas (0,4%), entre outros setores citados pelo estudo oficial.

A queda das vendas também foi atribuída pelo IBGE à inflação, que no ano passado alcançou seu maior nível em 13 anos (10,67%) e chegou a 1,27% em janeiro, embora tenha reduzido seu avanço em fevereiro, quando foi de 0,9%.

Os resultados do comércio no varejo refletem a severa crise em que atinge a economia brasileira, que no ano passado teve uma contração de 3,80%, o pior registro nos últimos 25 anos.

As perspectivas são pouco animadoras e, segundo coincidem todas as previsões dos analistas privados, neste ano a economia do país encolherá pelo menos 3,5%.