Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Principais produtores de petróleo se reunirão em Doha no dia 17 de abril

16/03/2016 08h46

Cairo, 16 mar (EFE).- Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros países produtores de petróleo se reunirão no dia 17 de abril em Doha para analisar a proposta de congelar a produção a níveis de janeiro.

Segundo informou o ministro da Energia catariano e presidente rotativo da Opep, Mohammed Saleh al Sa'adah, até o momento 15 países de dentro e fora da organização aceitaram a iniciativa de congelar a produção.

Al Sa'adah explicou em comunicado, recolhido pela agência oficial catariana QNA, que esses 15 países são os responsáveis pela produção de aproximadamente 73% do petróleo no mundo.

O Catar manteve contatos contínuos com todos os países produtores para conseguir mais apoio à chamada "Iniciativa de Doha", acrescentou o titular de Energia.

Essa iniciativa de congelar a produção de petróleo a níveis de janeiro foi estipulada em 16 de fevereiro em Doha pelos governos de Catar, Arábia Saudita, Rússia e Venezuela.

O objetivo desta medida é estabilizar o preço do petróleo nos mercados internacionais, após a queda a seus níveis mais baixos em 12 anos devido a um excesso de oferta.