PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Opep acredita que preços continuarão em alta até "níveis moderados"

21/03/2016 16h38

Viena, 21 mar (EFE).- A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) disse nesta segunda-feira que a estratégia de congelar a produção de petróleo no patamar de janeiro vai servir para que os preços se estabilizem após meses em baixa e que, apesar de não serem esperadas grandes altas, é possível acreditar que elas atinjam "níveis moderados".

O secretário-geral da Opep, Abdallah Salem El Badri, afirmou que os preços, que chegaram aos patamares mais baixos em 14 anos, devem seguir a tendência de alta das últimas semanas continue.

"Não espero que os preços subam, mas espero que atinjam níveis moderados", disse Badri em entrevista coletiva depois de se reunir com o comissário europeu de Ação pelo Clima e Energia, Miguel Arias Cañete.

O representante da Opep lembrou que os 13 membros da Opep e outros grandes produtores de fora do grupo concordaram em manter a produção nos níveis de janeiro e devem se reunir o próximo 17 de abril em Doha para analisar a atual situação do mercado.

Badri indicou que a produção está já diminuindo e que no futuro haverá menos fornecimento, mas alertou que espera-se que os investimentos no setor caiam 35% entre 2015 e 2016.

Segundo o secretário-geral, o principal problema do mercado atualmente são os 300 milhões de barris de estoques e a necessidade de reduzir progressivamente essa quantidade.

"Se formos capazes de nos livrar destes 300 milhões de barris, os preços voltarão à normalidade", disse Badri, que se mostrou convicto de que se a atual tendência continuar, isso será possível.