PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Jornal britânico "The Independent" publica última edição impressa

26/03/2016 13h45

Londres, 26 mar (EFE).- O jornal britânico "The Independent" publicou neste sábado sua última edição impressa e passará a partir de agora a disponibilizar seu conteúdo apenas em formato digital.

A última foto da capa do jornal mostra várias pessoas saindo de um trem durante a última operação antiterrorista realizada em Bruxelas, capital da Bélgica, com a manchete: "Uma cidade no limite: outra jornada de medo em Bruxelas".

O grupo que é dono do jornal, ESI Media, anunciou o fim da edição em papel do "The Independent" no dia 12 de fevereiro. A mudança foi atribuída às mudanças vividas pela indústria jornalística e, na época, se cogitou a demissão de alguns profissionais.

"Esta é a época mais emocionante na história do jornalismo. Novas ferramentas, novos mercados, novos modelos de negócio e novas audiências estão consumindo volumes de informação antes nunca inimagináveis", afirmou hoje o diretor do "The Independent", o russo Evgeny Lebedev, em carta de agradecimento e despedida aos leitores.

"Manter os padrões elevados e os valores é a parte difícil (no novo mundo do jornalismo), mas pode ser feito. E é neste contexto no qual o 'The Independent' se torna global, digital e lucrativo".

Evgeny lembrou como sua família comprou há seis anos "uma das melhores publicações da história da imprensa", que tinha, na época, um prejuízo anual de 25 milhões de libras (31,6 milhões de euros).

Em sua mensagem, Lebedev ressaltou que o jornalismo mudou muito durante a vida do jornal e por isso o "The Independent" também deve mudar, adaptando-se às tecnologias e hábitos que os valentes fundadores da empresa não poderiam ter previsto.

Ao anunciar no último mês o fim do formato impresso do jornal, o ESI Media também revelou que contrataria novos 25 jornais. A edição dominical da publicação - "The Independent on Sunday" - já tinha dado adeus à versão em papel no último dia 20.

O número de visitas à página do jornal aumentou 33% nos últimos 12 meses, de acordo com dados do ESI Media, que espera aumentar sua receita em 50% neste ano.

Os jornais do "The Independent" fazem parte de um grupo em poder da família Lebedev, que tem outros veículos na imprensa, entre eles o vespertino "Evening Standard" e a emissora "London Live".

O "The Indepedent", com uma linha editorial europeísta e progressista, foi lançado em 1968, mas vendia apenas 56 mil exemplares por dia em média em dezembro do ano passado.