Bolsas

Câmbio

Entra em vigor acordo comercial entre Mercosul e países da África Austral

Montevidéu, 5 abr (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores do Uruguai informou nesta terça-feira da entrada em vigor do acordo de preferências comerciais entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral que foi assinado em abril de 2009.

Trata-se de um acordo de preferências fixas, por meio do qual são total ou parcialmente eliminadas as tarifas de uma quantidade determinada de produtos.

Desta maneira, a união aduaneira composta por África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia outorga preferência ao Mercosul - integrado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela - em 1.064 posições tarifárias, o que representa aproximadamente 10% do universo tarifário.

Cerca da metade destas posições (470) recebem 100% de preferência, enquanto o resto segue a seguinte distribuição: 167 posições recebem 50%, 144 ficam com 25% e 283 recebem 10%.

Após a assinatura do acordo em 2009 se iniciou um processo de ratificação por parte dos países-membros que culminou no último dia 1º de abril com sua entrada em vigor.

O processo de negociação se iniciou em dezembro de 2000 entre o Mercosul e África do Sul, e no ano 2002 se integraram ao processo os outro quatro países que formam essa união aduaneira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos