Santander Brasil aposta em redução da inflação em 2017 e espera investidores

São Paulo, 4 mai (EFE).- A sucursal brasileira do banco espanhol Santander confia na redução da taxa de inflação em 2017 para 6% e espera atrair investidores com um cenário otimista para as finanças, segundo afirmou nesta quarta-feira o economista-chefe da instituição.

"A inflação de serviços já está caindo e o Banco Central deve reduzir os juros, o que aumenta a confiança dos investidores", ressaltou Maurício Molan, economista-chefe do banco durante reunião organizada hoje pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento Mercado de Capitais (Apimec) com seus investidores em São Paulo.

A redução apontada por Molan está em acordo com o delimitado pelo governo, de 6% e que, diferentemente do que acontecia até 2016, não permanece com os dois pontos percentuais acima do centro da meta, fixado em 4,5% pela atual gestão e que se mantém para o próximo ano.

O economista reforçou que o cenário político de "mudanças" em que o país se encontra será favorável para novos investimentos e projeta para 2017 uma taxa básica de juros de 11,5% - atualmente em 14% - e manterá a variação cambial entre dólar e real em 4,2.

"O fluxo de capitais para países emergentes está 'sobrando' no mundo. São US$ 1,2 trilhão disponíveis. Falta o Brasil fazer sua 'lição de casa' em garantir a confiança com os investidores", destacou o economista.

Na semana passada a matriz espanhola divulgou seus resultados globais correspondentes ao primeiro trimestre de 2016, segundo os quais o Brasil representou 18% do negócio, superando os 15% da matriz na Espanha.

No primeiro trimestre, o Santander registrou lucro líquido de R$ 1,66 bilhão, o que representou um avanço de 3,3% em comparação com o quarto trimestre do ano passado de 1,7% frente ao período janeiro-março de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos