IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irã dobra exportação de petróleo após fim das sanções

07/05/2016 09h34

Teerã, 7 mai (EFE).- O Irã dobrou sua exportação de petróleo desde a eliminação das sanções internacionais, em janeiro, informou neste sábado o ministro iraniano de Petróleo, Bijan Zanghaneh.

Zanghaneh, na sua visita à 21ª Feira Internacional do Petróleo de Teerã, explicou que durante as sanções o Irã exportava somente um milhão de barris diários, "mas muito em breve o volume das exportações superará os dois milhões de barris diários", como publicou a agência oficial iraniana de notícias "Irna".

O ministro iraniano disse que, após o início do Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA), a conquista mais importante do governo do presidente iraniano, Hassan Rohani, foi o aumento da exportação de petróleo.

"Durante as sanções, o total das exportações de petróleo e gás condensado do Irã era de um milhão e 350 barris por dia, o que atualmente aumentou para dois milhões e 400 mil barris", disse.

"Conseguimos recuperar parte de nossa cota no mercado mundial de energia", garantiu Zanghaneh, que avaliou que, para o desenvolvimento da indústria de petróleo, não devem usar só as fontes internas do Irã, mas também recorrer ao investimento e à tecnologia estrangeira.

Apesar dos baixos preços globais do petróleo, o Irã anunciou que bombeará e exportará petróleo e gás sem considerar outras questões até recuperar a fração de mercado global que possuía antes das sanções, esses cerca de dois milhões de barris diários de petróleo.

Com as dezenas de empresas, particularmente asiáticas e europeias, que estão batendo em sua porta para comprar petróleo após o fim das sanções, o Irã está perto de cumprir seu objetivo de injetar dois milhões diários de barris de petróleo ao mercado este ano, o que ao mesmo tempo está aumentando a pressão nos produtores azafamados pelos baixos preços.