IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Champs-Elysées será exclusiva para pedestres no primeiro domingo de cada mês

08/05/2016 09h24

Paris, 8 mai (EFE).- A avenida dos Champs-Elysées de Paris, a via mais transitada da cidade - principalmente pelos turistas - ficou reservada neste domingo para os pedestres, e estará a partir de agora no primeiro domingo de cada mês.

O fechamento ao trânsito de veículos nos 1.600 metros da Champs- Elysées, assim como da avenida Churchill entre o Petit Palais e o Grand Palais, valerá até às 20h (15h em Brasília) em uma decisão tomada com amplo consenso entre a prefeitura e os comerciantes.

É uma "ocasião para que os parasienses e os turistas se apropriem da avenida mais bela do mundo", destacou a prefeita, Anne Hidalgo.

A iniciativa já tinha experimentado com sucesso, em junho de 2015, e depois em 27 de setembro, pelo Dia sem Carros.

A ideia, que está sendo avaliada desde 2014, se sustenta na constatação de que na realidade menos de um quarto das pessoas que passeiam pelo Champs-Elysées o fazem para comprar, e para a maior parte - especialmente para os turistas - é um lugar de passeio.

Cerca de 300 mil pessoas em média passam todos os dias pela avenida, embora em alguns dias - como nas celebrações de reveillon - esse número pode dobrar.