Bolsas

Câmbio

Pilotos são suspensos na China após tentativa de aterrissagem malsucedida

Xangai (China), 9 mai (EFE).- A Administração Estatal da Aviação Civil da China suspendeu e retirou as permissões de piloto de dois capitães de voo da companhia aérea estatal China Eastern, a terceira maior do país, por uma aterrissagem abortada no último momento que poderia ter causado um acidente.

Segundo publicou nesta segunda-feira o jornal oficial "Shanghai Daily", o incidente aconteceu no dia 1º de maio em um voo local, o MU 5443, entre as cidades de Chengdu e Kangding, ambas na vasta província central chinesa de Sichuan, operado por esta companhia aérea com sede em Xangai, que foi punida com uma multa de 50 mil iuanes.

O aparelho envolvido, um Airbus A-319, sofreu danos na cauda e em seu trem de pouso quando tentou aterrissar rápido demais e de maneira brusca no aeroporto de Kangding, a 4.200 metros de altitude, entre más condições meteorológicas, um contato que arruinou sua aproximação com a pista e lhe obrigou a arremeter.

Segundo os inspetores, um toque tão duro poderia ter provocado o choque da aeronave, que após ser danificada foi elevada imediatamente, após o que foi reconduzida a seu aeroporto de partida na capital provincial, Chengdu, a cerca de 325 quilômetros de distância.

Os pilotos, que em um primeiro momento mentiram aos investigadores, cometeram além disso vários descuidos e irresponsabilidades, incluindo ignorar que, embora não se explique claramente no jornal oficial, aparentemente o avião deve ter perdido a pressão na cabine após o golpe.

A companhia estatal assegurou que seu diretor-geral e o secretário interno do Partido Comunista da China (PCCh) na empresa seriam responsabilizados e suspensos se um incidente similar voltasse a ocorrer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos