Bolsas

Câmbio

Exportações brasileiras de café caem 25 % em abril, afirma Cecafé

São Paulo, 11 mai (EFE).- As exportações brasileiras de café ficaram em 2,4 milhões de sacas de 60 quilos em abril, uma queda de 25% em comparação ao mesmo mês de 2015, informou nesta quarta-feira o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé).

Os embarques do produto registraram em abril um faturamento de US$ 352,2 milhões, o que representa uma retração de 34,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Cecafé.

O Cecafé informou que, no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o tipo arábica representou 87,2% das vendas ao exterior, seguido do café solúvel (10,4%), robusta (2,3%) e, por fim, tostado e moído, com apenas 0,1%.

Os Estados Unidos e a Alemanha foram os principais destinos das exportações brasileiras de café nos primeiro quatro meses do ano, ambos com 18%. Na sequência vem a Itália (9%) e o Japão (8%).

O presidente do Cecafé, Nelson Carvalhães, explicou que o país está chegando no final da colheita 2015/2016 e que é normal que se produza uma queda das reservas disponíveis para a exportação, especialmente após um ano com menor produção.

Segundo ele, a redução das reservas também era esperada pelo "bom desempenho das exportações e do consumo interno, mas a expectativa é que o mercado volte a crescer nos próximos meses".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos