IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fed vê junho como mês "provável" para próxima alta dos juros nos EUA

18/05/2016 17h11

Washington, 18 mai (EFE).- A maioria dos membros do Federal Reserve (Fed) concorda que o "provável" mês em que ocorrerá a próxima alta dos juros nos Estados Unidos - se a economia continuar a mostrar evolução - será junho, um semestre depois da última elevação, ocorrida em dezembro do ano passado, informaram as atas da reunião do banco central americano, divulgadas nesta quarta-feira.

"A maioria dos participantes julgou que, se os próximos dados forem consistentes com o avanço no crescimento econômico no segundo trimestre, as condições do mercado de trabalho continuarem se fortalecendo e a inflação progredir, então será provavelmente adequado aumentar as taxas de juros em junho", dizem as atas.

Segundo o documento das discussões da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed, que dirige a política monetária do país, alguns dos participantes alegaram que os mercados podem não estar esperando este ajuste monetário, por isso pediram que as intenções do banco central sejam "comunicadas claramente".

Nesta ocasião, esses participantes citaram como riscos externos o referendo sobre a possível saída do Reino Unido da União Europeia, em 23 de junho, e a instabilidade financeira associada à transição econômica na China.

A próxima reunião do Fed vai acontecer nos dias 14 e 15 de junho, e após seu encerramento haverá uma entrevista coletiva da presidente do órgão, Janet Yellen.

Espera-se que o ritmo de crescimento anual da economia dos EUA será de 2,5% no segundo trimestre, acima do registrado no primeiro trimestre (0,5%).

Depois da alta dos juros em dezembro - a primeira no país desde a aguda crise econômica de 2008-2009 -, as taxas de referência estão no patamar de 0,25% a 0,5%.