IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BCE revisa para cima previsões de inflação e crescimento para 2016

02/06/2016 10h53

Viena, 2 jun (EFE). - O Banco Central Europeu (BCE) revisou nesta quinta-feira para cima suas previsões de inflação em um décimo, para 0,2%, e de crescimento em dois décimos, para 1,6%, para este ano, em relação às previsões de março.

O presidente do BCE, Mario Draghi, disse em entrevista coletiva após a reunião do conselho de governo, que aconteceu em Viena, que a revisão para cima do índice de inflação "reflete a recente alta dos preços do petróleo".

Draghi prevê que as taxas de inflação vão se manter muito baixas ou negativas nos próximos meses e que subirão na segunda metade de 2016.

Além disso, se mantêm os riscos em baixa para o crescimento econômico da zona do euro mas a situação melhorou pelas medidas de política monetária e pelos estímulos, segundo Draghi.

O presidente do BCE destacou que um dos principais riscos em baixa para o crescimento econômico da zona do euro procede do plebiscito no Reino Unido para decidir se permanece na União Europeia (UE).

O BCE manteve suas previsões de inflação para 2017 em 1,3% e para 2018 em 1,6%, como em março.

A entidade monetária prevê um crescimento em 2017 e em 2018 de 1,7%, o que representa uma pequena revisão para baixa de um décimo na taxa prevista para 2018 frente aos números de março.

Previamente o BCE decidiu manter sua taxa de juros básica no mínimo histórico de 0%, devido a que a inflação da zona do euro está muito baixa.