Bolsas

Câmbio

Produção de automóveis tem queda de 24,3% de janeiro a maio

São Paulo, 6 jun (EFE).- O Brasil produziu 834 mil veículos nos primeiros cinco meses do ano, o que representa uma queda de 24,3% com relação ao mesmo período de 2015, informou nesta segunda-feira a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea).

De acordo com a entidade patronal, em maio foram fabricados 175,3 mil veículos, 3,2% a mais do que em abril, mas 18% menor se comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Já as vendas se reduziram 26,6% de janeiro a maio de 2016, período no qual foram comercializados em 811.740 veículos.

A retração das vendas reflete a profunda recessão do país, que provocou um pronunciada alta do desemprego e uma redução da renda, assim como elevadas taxas de juros, que encareceram o crédito.

A redução da demanda de automóveis obrigou os fabricantes de veículos a reduzir a produção e deixou o setor em uma aguda crise, agravada pela incerteza gerada pela instabilidade política no país.

Os produtores, no entanto, compensaram parte da queda da demanda interna com um aumento das exportações, favorecidas pela forte desvalorização do real frente ao dólar nos últimos meses.

Segundo a patronal, o Brasil exportou 183.253 veículos nos primeiros cinco meses de 2016, 21,8% mais com relação ao mesmo período do ano precedente.

Em maio, foram enviados ao exterior 46.895 veículos, 23,9% a mais respeito do que em abril e 15% se comparado com o quinto mês de 2015.

"O país necessita voltar a crescer. Nestes momento trabalhamos (junto ao governo) com a simplificação, facilitação, por exemplo, no comércio exterior. Não há debate sobre incentivos, nenhuma previsão", afirmou o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos