IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comissão diz países candidatos a adotar euro não reúnem condições necessárias

07/06/2016 10h50

Bruxelas, 7 jun (EFE).- A Comissão Europeia (CE) afirmou nesta terça-feira que os sete países-membros que se comprometeram legalmente à adoção do euro - Bulgária, República Tcheca, Croácia, Hungria, Polônia, Suécia e Romênia-, fizeram progressos nos critérios de convergência, mas nenhum reúne todas as condições para aderir à moeda única.

A análise é baseada nos critérios de convergência, que também são conhecidos como os critérios de Maastricht, estabelecidos no Tratado da União Europeia (UE).

Os critérios incluem a estabilidade de preços, solidez nas finanças públicas, equilíbrio na taxa de câmbio e a convergência das taxas de juros a longo prazo.

A compatibilidade da legislação com as regras da União Econômica e Monetária também é avaliada no relatório.

Todos esses sete países-membros, exceto a Suécia, cumprem o critério da estabilidade de preço.

Além disso, a CE afirma que seis nações estão cumprindo o critério sobre as finanças públicas, enquanto a Croácia ainda precisa do procedimento por déficit excessiva.

Nenhum desses países cumpre, por sua vez, o critério da taxa de câmbio, já que não fazem parte do Mecanismo de Taxa de Câmbio (ERM II), no qual é preciso participar pelo menos dois anos antes de entrar na zona do euro.

Segundo a CE, a legislação não é compatível com as regras da União Econômica e Monetária, na maioria dos países membros analisados, exceto para a Croácia.

O relatório de convergência da CE é publicado a cada dois anos ou quando houver um pedido específico de um país-membro, e é complementado por outro do Banco Central Europeu (BCE).

Dinamarca e o Reino Unido, que negociaram uma cláusula de exclusão da parte final da União Econômica e Monetária do Tratado de Maastricht, não estão incluídos no relatório.