IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

"Instagram para médicos", aplicativo Figure 1 vai ganhar versão em português

10/06/2016 20h58

Bogotá, 10 jun (EFE).- A partir da próxima semana, estará disponível em português o aplicativo Figure 1, uma rede social que ficou conhecida como "Instagram para médicos", na qual os profissionais podem compartilhar fotos, perguntas e casos clínicos.

O aplicativo, lançado em inglês em 2013 e que também ganhará uma versão em espanhol, conta com uma comunidade de mais de 1 milhão de profissionais e com uma rede de verificação em cerca de 100 países.

O funcionamento do Figure 1 é similar ao de qualquer rede social - sem imagens de pratos de comida, praias ou gatos -, mas com regras para manter a privacidade do doente.

Após baixar o aplicativo gratuito, os usuários podem tirar fotos com seu celular, utilizar as ferramentas disponíveis para ocultar informações de identificação do paciente - como os rostos e tatuagens -, e usar um formulário de consentimento com assinatura digital, adaptado à legislação de cada país.

A principal vantagem dessa rede social está na troca rápida de informações entre os médicos, o que pode ajudar a realizar diagnósticos e tratar os pacientes de maneira eficiente.

Da mesma forma, os estudantes do setor (65% dos alunos de medicina dos Estados Unidos usam o Figure 1, segundo a companhia) podem ter acesso a fotos, radiografias, gráficos e ressonâncias magnéticas para debater os quadros clínicos em tempo real.

O conceito do Figure 1 foi desenvolvido pelo médico canadense Joshua Landy, que considera muito importante a expansão do aplicativo para o português e o espanhol.

"Os profissionais da Saúde da América Latina oferecem uma contribuição inestimável ao Figure 1", afirmou Landy, que avalia o trabalho e as condições dos médicos da região para resolver os problemas de seus pacientes.

O serviço, que surgiu após a observação de que os médicos compartilhavam fotos e exames de seus pacientes entre os colegas para explicar seu trabalho ou pedir consultas, inclui mensagens privadas como novidade de sua nova versão.