IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Air France terá que cancelar cerca de 20% de seus voos amanhã

Eric Salard/Creative Commons
Imagem: Eric Salard/Creative Commons

13/06/2016 09h06

Paris, 13 jun (EFE).- A companhia aérea Air France terá que cancelar nesta terça-feira (14), no quarto e último dia de greve de seus pilotos, pouco mais de 20% dos voos, uma porcentagem similar à das outras jornadas do protesto.

A Air France apresentou nesta segunda-feira estas previsões em comunicado no qual detalhou que a porcentagem de pilotos que se declararam em greve para terça-feira é de 27%, a mesma de hoje.

A companhia aérea tem a intenção de manter 85% de seu programa nas linhas intercontinentais, 80% nas internas na França e 75% nas europeias que se conectam com o aeroporto parisiense Charles de Gaulle.

Nesta segunda-feira operarão 85% dos aviões nos trajetos intercontinentais, 85% nos domésticos e 72% nos que conectam o Charles de Gaulle com cidades de outros países europeus.

A companhia aérea lembrou que os clientes que tenham reservado uma passagem para entre os dias 11 e 14 de junho, os quatro dias da convocação de greve, tinham a possibilidade de modificar a data de sua viagem, mesmo que seu voo não tenha sido cancelado.

Redução salarial

Os três sindicatos organizadores do protesto se queixam, sobretudo, das novas regras de remuneração aplicadas desde o início do mês - que representam uma redução salarial - e do que consideram um desequilíbrio na repartição da atividade em favor de seus sócios holandeses da KLM e em detrimento da Air France.

As paralisações estão coincidindo com os primeiros dias da Eurocopa, que será realizada na França até o próximo dia 10 de julho.

A França também vive novos protestos nestes dias, mas para reivindicar mudanças na reforma trabalhista do governo do presidente François Hollande, que afetam em particular ferrovias, a coleta de lixo em algumas cidades, os portos e o setor dos combustíveis.