Rio inaugura neste domingo 1ª galeria do maior túnel subterrâneo do país

Rio de Janeiro, 18 jun (EFE).- Será inaugurada neste domingo, no Rio de Janeiro, a primeira das duas galerias do maior túnel subterrâneo do Brasil, o Túnel Prefeito Marcello Alencar.

A galeria Continente tem 3.370 metros de extensão e abrirá por completo, no sentido Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade, a Via Expressa, uma das principais obras do Porto Maravilha. O túnel, que terá 3.382 metros, contará ainda com a galeria Mar, no sentido Avenida Brasil. Cada uma das galerias terá três pistas que farão a ligação entre o Armazém 8 e o Mergulhão da Praça XV.

Com capacidade para receber até 55 mil veículos por dia em cada galeria, o túnel só ficará fechado ao tráfego, diariamente, de 22h às 4h.

Além das três pistas, o túnel possui duas baias de refúgio em cada sentido e nove portas de emergência entre as galerias, com distância aproximada de 300 metros entre cada uma, sendo duas delas voltadas também para o acesso de veículos em atendimentos de emergências.

O túnel, que fica a 43 metros abaixo do nível do mar, opera cada galeria com oito conjuntos balizadores de faixa (seta-xis), que indicam a condição de tráfego de cada faixa; 186 caixas de som para megafonia; 46 telefones de emergência; seis Painéis de Mensagens Variáveis; e 22 jato-ventiladores, divididos em 11 pares, que são 100% reversíveis. Sensores de gases CO e CO², detecção de calor e opacímetros também fazem parte da via, que conta com 1.430 luminárias monitoradas por meio de um sistema de telegestão.

Construído pela Concessionária Porto Novo, que conta com a participação da Construtora Norberto Odebrecht, por meio da Operação Urbana Porto Maravilha, o túnel terá ao todo 105 câmeras em seu interior, 51 delas utilizadas exclusivamente na galeria Continente.

O novo túnel conta com diferentes limites de velocidade, sendo 40 Km/h em curva, 60 Km/h depois das curvas e 80 Km/h em linha reta. O acesso é proibido a caminhões, pedestres, skatistas e ciclistas.

Além disso, o túnel possui 106 hidrantes, com saída dupla, cada uma com 30 metros de mangueira, e 212 extintores de incêndio distribuídos a cada 30 metros. Dois reservatórios de água com 30 mil litros cada, o que corresponde a 12 caminhões pipa (de 5 mil litros), são responsáveis por abastecer a rede exclusiva de combate a incêndio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos