IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo software mede felicidade e visa melhorar o rendimento no trabalho

iStock
Imagem: iStock

28/06/2016 16h39

A multinacional japonesa de tecnologia Hitachi criou uma inteligência artificial que mede os níveis de felicidade das pessoas e realiza determinadas ações para oferecer recomendações e melhorar o rendimento no trabalho.

Cerca de 600 funcionários da empresa farão parte do teste para provar a eficácia desta tecnologia que busca "melhorar a sensação de bem-estar" dos trabalhadores e que deve ser comercializada ainda neste ano, explicou a multinacional em comunicado.

Os participantes do teste usarão dispositivos que registrarão diversos tipos de atividades, como se levantar, se sentar ou até mesmo conversar. A inteligência artificial será capaz de lembrar as pessoas que participaram da conversa e com que frequência isso acontece.

O software utiliza esses padrões para calcular os níveis de felicidade do usuário e analisa os dados mensalmente para determinar que ações são mais benéficas à pessoa.

Em função dessa análise, o programa envia sugestões ao usuário através de seu telefone celular, como realizar determinadas tarefas em um momento do dia específico ou falar com certa pessoa, segundo detalha o texto.

A multinacional japonesa quer determinar em que medida alterar o comportamento do funcionário pode melhorar a eficiência e impulsionar o dinamismo no local de trabalho, já que considera que "melhorar a sensação de bem-estar se transformou em um dos assuntos mais importantes na sociedade nos últimos anos".

Receba notícias do UOL Economia pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? Primeiro, adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96492-6379 (não esqueça do "+55"). Depois, envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: grana10.