IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB dos EUA cresce 1,1% no primeiro trimestre deste ano

28/06/2016 12h35

Washington, 28 jun (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos registrou crescimento de 1,1% em estimativa anual no primeiro trimestre de 2016, informou nesta terça-feira o Departamento de Comércio em seu terceiro e definitivo cálculo.

O crescimento de 1,1% entre janeiro e março representa, graças a uma desaceleração menor no comércio exterior e nos investimentos, uma revisão positiva da segunda previsão, que tinha situado a expansão do PIB em 0,8%.

O cálculo, após suas duas revisões prévias, dobrou em relação à primeira estimativa, que foi de 0,5%.

No entanto, o mesmo representa uma das menores taxas de crescimento em um trimestre nos últimos anos para a economia americana.

Apesar do melhor comportamento das exportações, que cresceram 0,3% em comparação com a queda de 2% calculada previamente; os gastos dos consumidores, que nos EUA representam quase dois terços da economia, cresceram em um ritmo anual de 1,5%, abaixo do índice calculado anteriormente, que foi de 1,8%.

Este ritmo de crescimento no consumo das famílias é o menor registrado em dois anos.

Os especialistas consideram que a economia americana crescerá em torno de 2% em 2016, um pouco menos que o índice de 2,4% registrado tanto em 2015 como em 2014.

Além das dúvidas sobre o enfraquecimento da demanda mundial, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia nos últimos dias gerou ainda mais volatilidade financeira e uma nova apreciação do dólar.