IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina aborda com UE acordo de associação com o Mercosul

04/07/2016 11h39

Bruxelas, 4 jul (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, abordou nesta segunda-feira com representantes da Comissão Europeia (CE) a importância de ter o mais rápido possível uma oferta definitiva de acesso a mercados no marco das negociações para um acordo de associação entre a UE e o Mercosul.

"Abordamos como avançar rumo a um acordo entre a União Europeia o Mercosul. Isso requer mais trabalho. Intercambiamos ofertas iniciais e ambas as partes sabemos que só são isso, ofertas iniciais", afirmou a chanceler argentina, Susana Malcorra, após o encontro na CE.

Malcorra acrescentou que "agora temos que impulsionar isto para acordar uma oferta final e temos que fazer o mais rápido possível".

Em maio, a UE e quatro países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) superaram a barreira de voltar a trocar ofertas de acesso a mercados na negociação de um acordo de associação, algo que não ocorria desde 2004 e que ambas as partes perseguiam desde que decidiram retomar as conversas em 2010.

A delegação argentina, formada por Macri, Malcorra e os governadores das províncias de Córdoba e de Misiones, entre outros, se reuniu também com a vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, que apontou que a Argentina e o presidente Macri demonstraram "muita liderança" para fazer avançar as relações entre a UE e o Mercosul e que após intercambiar as ofertas iniciais de acesso a mercados, "temos que trabalhar duramente" para progredir.

A primeira rodada de negociação vai acontecer já em outubro, recalcou a chefe da diplomacia europeia.