Bolsas

Câmbio

Empresa americana suspende operações de forma "indefinida" na Venezuela

Caracas, 10 jul (EFE).- A empresa americana Kimberly Clark anunciou a suspensão "indefinida" de suas operações em sua filial da Venezuela por meio de um comunicado ao qual a Agência Efe teve acesso neste domingo.

"Todas as operações nos escritórios em Caracas, junto com as da fábrica e do centro de distribuição de Maracay, foram suspensas indefinidamente e a Kimberly-Clark não seguirá produzindo, comercializando nem vendendo suas linhas de produtos de consumo em massa e institucional, enquanto esta suspensão esteja em vigor", afirma o comunicado da companhia.

A Kimberly Clark é uma das principais empresas na Venezuela que proporcionava produtos de higiene pessoal aos cidadãos e anunciou a suspensão de sua atividade devido à "deterioração das condições econômicas e de negócio".

"Esta decisão é tomada após anos nos quais a companhia procurou fazer frente a complicadas circunstâncias além de seu controle, como a inviabilidade para comprar matéria-prima, o que nos últimos dois meses ocasionou o fechamento da maioria das linhas de produção", detalha o documento.

Além disso, a nota expressa que tal decisão "é muito difícil", uma vez que a companhia é consciente do esforço de seus trabalhadores "frente a crescentes desafios para manter o negócio funcionando".

A Kimberly Clark esclarece também, que se as condições econômicas na Venezuela mudarem, "avaliará suas opções em relação à viabilidade" de voltar a operar no país caribenho, e acrescenta que "se mantém comprometida com o crescimento do resto de suas operações de negócio existentes na América Latina".

Por sua parte, o site da emissora "Unión Radio" afirmou que 200 trabalhadores diretos da empresa americana ficaram sem emprego na sexta-feira.

As empresas na Venezuela necessitam de divisas para poder adquirir a matéria-prima para produzir. Desde 2003 o país mantém um controle cambial que deixa nas mãos do Estado o monopólio da administração de divisas do país, que são vendidas através de um embaraçado sistema administrativo.

Além disso, nos últimos meses se criou um gargalo na entrega de divisas a diferentes setores econômicos que afetou todos os setores em sua oferta e produção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos