IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chilena Falabella vai leiloar 2,17% da rede na quarta-feira

11/07/2016 13h58

Santiago (Chile), 11 jul (EFE).- A família Del Río, parte do grupo controlador da rede varejista chilena Falabella, anunciou nesta segunda-feira a venda de 2,17% da cadeia, presente em vários pontos da Argentina, do Chile, do Peru e da Colômbia, mediante um leilão de ações na Bolsa de Valores de Santiago.

Através de um comunicado, o Grupo Inder, da família Del Río, detalhou que o leilão vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 13, e envolve 52.961.590 ações da Falabella, avaliadas em US$ 400 milhões, com Goldman Sachs como agente internacional e Larraín Vial como agente local.

"O veículo de investimento de longo prazo de nossa família na Falabella é a Dersa S.A., que tem uma participação estratégica de 17%, e que se mantém inalterada", informou o Inder no texto.

"A venda destes 2,17% extras que o Inder tem é pontual e tem por objeto pagar passivos e financiar outros investimentos que estamos analisando no Chile e no continente", acrescentou o texto.

Entre outros artigos, a Falabella vende roupas, artigos de cama, mesa e banho, maquiagem e acessórios.

Assim, os controladores da Falabella se somaram à família Paulmann, que mais cedo anunciou a venda de 5% da rede de varejo Cencosud, da qual é controladora, também mediante um leilão na Bolsa de Valores de Santiago. A oferta será realizada em um só bloco de 142.126.044 ações ordinárias e compradores serão buscados tanto no mercado chileno quanto no exterior, segundo informaram os donos da empresa em comunicado dirigido à Superintendência de Valores e Seguros.

O empresário Horst Paulmann e sua família podem arrecadar também US$ 400 milhões com a operação, segundo o preço atual das ações da firma. A família Paulmann seguirá sendo a acionista controladora da Cencosud, uma das principais redes do varejo da América Latina com operações no Brasil, no Chile, na Argentina, na Colômbia e no Peru. No Brasil a empresa controla as redes Prezunic, Bretas, GBarbosa, Mercantil Rodrigues e Perini.

Às 11h30 (horário local, 12h30 em Brasília), as ações de Cencosud lideravam as quedas na Bolsa de Santiago, com uma diminuição de 3,65%, seguidas das da Falabella, que caíam 3,05%.