IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Transparência Internacional vê melhora em práticas de divulgação da Odebrecht

11/07/2016 19h28

São Paulo, 11 jul (EFE).- Um relatório divulgado pela ONG Transparência Internacional mostrou que a Organização Odebrecht subiu 47 posições no ranking de melhores práticas de divulgação de informação entre as 100 maiores empresas de mercados emergentes.

A pesquisa "Transparência em relatórios corporativos: avaliando multinacionais de mercados emergentes" estudou as práticas de divulgação de informações das 100 maiores multinacionais com origem em 15 países emergentes diferentes. Ao todo, elas atuam em mais de 185 países ao redor do mundo.

O relatório avalia as práticas de divulgação de informações com base em três dimensões: programas anticorrupção, estrutura organizacional e divulgação de informações financeiras por país. A Odebrecht subiu 47 posições no ranking geral, em comparação com o último relatório, de 2013 - passando de 97ª para 50ª.

Especificamente na dimensão sobre programas anticorrupção, a Odebrecht saiu de 0% para 77% de avaliação, ficando em 22º lugar entre as 100 empresas avaliadas.

A evolução foi reconhecida pela própria Transparência Internacional como um dos fatores que levou à melhor pontuação das empresas privadas em relação às públicas no item de avaliação dos programas anticorrupção.

"Ao contrário dos resultados de 2013 em tal dimensão (de programas anticorrupção), as empresas privadas avaliadas neste estudo obtiveram uma melhor pontuação média do que as empresas estatais. A melhora no resultado pode ser atribuída principalmente a duas empresas, Mabe e Odebrecht, que divulgaram seus programas anticorrupção para o público pela primeira vez", aponta o relatório.

A Odebrecht afirmou que prossegue aperfeiçoando seu sistema de conformidade, confiando que as mudanças estarão refletidas em futuras avaliações da Transparência Internacional.