IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Espanha será um dos países mais afetados pelo "Brexit", diz Moody's

12/07/2016 11h41

Londres, 12 jul (EFE).- A agência de qualificação de riscos Moody's advertiu nesta terça-feira que a Espanha será um dos países mais atingidos pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), por conta do possível impacto nas entradas provenientes do turismo das ilhas britânicas.

"O impacto direto do 'Brexit' será limitado para a maioria dos Estados-membros da UE, apesar de os efeitos na Irlanda, na Bélgica, na Espanha e no Chipre poderem ser mais significativos. A Irlanda é, sem dúvida, a mais exposta à saída do Reino Unido da UE. Outros países expostos ao 'Brexit' são Bélgica, por seus vínculos comerciais com o Reino Unido, assim como a Espanha e o Chipre, que se beneficiam do turismo", afirma a nota da Moody's.

Os analistas da empresa americana alertam que os países que mais podem sofrer uma redução do turismo do Reino Unido são aqueles com "maiores níveis de dívida e maiores requerimentos de financiamento para 2016".

"Os Estados do norte da UE, com parâmetros fiscais sólidos, como a Alemanha, os Países Baixos e a Suécia, são os mais bem posicionados para resistir a qualquer pressão", diz Moody's.

Mesmo assim, esses países poderiam acabar pagando uma contribuição maior ao orçamento comunitário como consequência da saída do Reino Unido.

Sobre a possibilidade de que algumas corporações e serviços financeiros se transfiram de Londres ao continente, a agência considera que "qualquer ganho pelas relocalizações será pequena e gradual".

Os analistas destacam que muitas companhias europeias mantêm grandes operações de manufatura, vendas e pesquisa no Reino Unido, por isso a desvalorização da libra esterlina pode ter um impacto negativo em seus lucros em euro.