IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irã dará vistos de turismo por três meses nos aeroportos

12/07/2016 07h36

Teerã, 12 jul (EFE).- O Irã emitirá vistos de turismo válidos por três meses diretamente aos viajantes que cheguem a seus aeroportos a fim de impulsionar a indústria do turismo, informou nesta terça-feira o vice-presidente e diretor da Organização de Turismo do Irã, Masoud Soltanifar.

O governo iraniano aprovou a medida de ampliar até três meses as permissões de permanência no país para turistas que solicitem o visto durante a chegada ao Irã, anunciou Soltanifar, segundo recolhe a agência oficial iraniana "Irna".

Em fevereiro, o Irã começou pela primeira vez desde o triunfo da Revolução Islâmica em 1979 a outorgar vistos de turismo com um mês de validade nos aeroportos do país,

"Esta medida é tomada para cumprir com a crescente demanda de turistas estrangeiros dos últimos dois anos. Emitir vistos constitui uma parte importante para o turismo que chega ao Irã e o governo considerou esta emissão para ajudar os turistas estrangeiros", disse Soltanifar.

O vice-presidente indicou também que estão em andamento as negociações para eliminar o requisito de visto para 28 países, que se unirão aos 12 que atualmente não requerem visto para entrar no Irã.

Estes novos vistos de três meses poderão ser emitidos para cidadãos de 190 países, salvo EUA, Reino Unido, Afeganistão, Bangladesh, Canadá, Colômbia, Índia, Iraque, Israel, Jordânia, Paquistão e Somália.

Após a suspensão das sanções econômicas internacionais ao Irã, suas autoridades declararam a determinação de promover o turismo, do qual o país esteve privado durante anos, e começaram a dar passos para conseguir uma mudança da opinião pública mundial sobre o Irã.

Nos últimos meses foi evidente o crescimento do turismo internacional no país, que atrai por seu grande passado histórico, suas cidades monumentais e seu relativo exotismo.