Bolsas

Câmbio

Paris espera que nomeação de May antecipe notificação do R.Unido sobre Brexit

Paris, 12 jul (EFE).- O ministro francês de Finanças, Michel Sapin, disse nesta terça-feira que acredita que o avanço no processo para a nomeação da futura primeira-ministra britânica, Theresa May, pressione Londres a notificar a União Europeia (UE) sobre sua saída. Sapin, que compareceu perante a imprensa em Paris junto ao secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, viu como "positivo" que tenha sido antecipada a mudança à frente do governo britânico, e disse esperar que a designação de May na quarta-feira tenha também "como consequência que a notificação seja feita o mais rápido possível".

O ministro insistiu que o grande objetivo de antecipar essa notificação é esclarecer "o calendário das negociações" entre Londres e a UE e que "as incertezas desapareçam o mais rápido possível".

Lew insistiu que, pelo interesse de todos, as conversas entre o Reino Unido e a União "devem ser realizadas em um clima construtivo", e lembrou que os britânicos seguirão sendo parceiros importantes, por exemplo no terreno da segurança.

O responsável do Tesouro americano também reiterou sua vontade de "trabalhar com o Reino Unido neste processo de esclarecimento" e de saber que relação procura com a UE.

Lew disse que à UE, ao Reino Unido e à economia global interessa que o processo seja realizado "em uma atmosfera construtiva" com a ideia de maximizar a integração econômica.

Os responsáveis financeiros da França e Estados Unidos também disseram ter falado sobre as propostas dos franceses para reforçar a integração na UE, embora Sapin não quis antecipar em que consistirão porque so presidente francês, François Hollande, que as apresentará em uma mini conferência europeia na próxima semana.

Sapin considerou que "o 'Brexit' forçou uma aceleração desse processo" de integração.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos