Bolsas

Câmbio

Vendas do comércio varejista registram queda de 1% em maio

São Paulo, 12 jul (EFE).- As vendas do comércio no varejo caíram 1% em maio com relação a abril, o que representa a maior queda para o mês desde 2001, segundo informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vendas caíram 9% com relação a maio do ano anterior e retrocederam 7,3% no acumulado durante os primeiros cinco meses do ano.

Seis dos oito setores analisados pelo IBGE registraram quedas, entre os quais destacou-se o mau desempenho do de livros e revistas (-2,7%), artigos de uso pessoal doméstico (-2,4%) e móveis e eletrodoméstico (-1,3%)

Apenas escaparam dos números vermelhos as vendas de tecidos, vestuário e calçado, que tiveram um aumento de 1,5%, enquanto os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas não registraram variação se comparados com o mês precedente.

O comércio no varejo se deteriorou nos últimos meses, por causa da grave crise econômica vivida no país, o que diminuiu fortemente a confiança dos consumidores e reduziu seu poder de compra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos