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Piloto passa mal, e avião Solar Impulsione II adia etapa final de viagem

O avião Solar Impulse II pousa em aeroporto na cidade indiana de Ahmedabad, completando a segunda etapa de sua volta ao mundo, com o objetivo de ser a primeira aeronave a viajar ao redor do planeta impulsionada unicamente com energia solar - Ajit Solanki - 11.mar.2015/AP
O avião Solar Impulse II pousa em aeroporto na cidade indiana de Ahmedabad, completando a segunda etapa de sua volta ao mundo, com o objetivo de ser a primeira aeronave a viajar ao redor do planeta impulsionada unicamente com energia solar Imagem: Ajit Solanki - 11.mar.2015/AP

Do Cairo

16/07/2016 19h47

O Solar Impulsione II, avião que funciona exclusivamente com energia solar, adiou neste sábado sua decolagem do Cairo rumo a Abu Dhabi, a última etapa de sua volta ao mundo, devido a um mal-estar sentido pelo piloto Bertrand Piccard.

"Estou doente. Mal-estar estomacal. Prefiro adiar a decolagem. Não posso voar durante 48 horas neste estado. Sinto muito", afirmou Piccard em sua conta no Twitter.

Além disso, Piccard explicou no vídeo que é exibido ao vivo no site do projeto que a última etapa do voo foi cancelada de última hora porque voltou a se sentir mal durante a noite.

"Quando se está voando, não é possível parar, abrir a porta e ir a uma árvore. É melhor estar em terra desejando voar do que estar no ar desejando estar em terra", indicou o piloto.

A equipe que coordena a expedição de Mônaco confirmou que devido ao cancelamento, às altas temperaturas, ao vento e a altitude do voo, a decolagem só deverá ocorrer na madrugada de terça-feira, já que representa um grande desafio para Piccard.

Assim que chegar a Abu Dhabi, o Solar Impulsione II terá completado uma viagem de mais de 40 mil quilômetros, 17 voos e mais de 500 horas sobrevoando o mar da Arábia, Índia, Mianmar, China, os oceanos Pacífico, e Atlântico, os Estados Unidos, o sul da Europa e o norte da África, uma travessia que teve início em março de 2015.

O avião, equipado com mais de 17 mil painéis fotovoltaicos, é fabricado de fibra de carbono e se sustenta com uma envergadura maior do que a de um Boeing 747, mas desloca um peso similar a de um carro vazio. Além disso, mantém uma velocidade de travessia de no máximo 90 km/h, e atinge uma altitude máxima de 8,5 mil metros.