Bolsas

Câmbio

Bolsa de Istambul cai 7,08% no primeiro pregão após tentativa de golpe

Istambul, 18 jul (EFE).- A Bolsa de Istambul fechou nesta segunda-feira em baixa de 7,08% no primeiro pregão após a fracassada tentativa de golpe de Estado que aconteceu na noite da última sexta-feira.

O índice BIST-100 fechou a 76.958 pontos, apesar de nas últimas horas do pregão ter se recuperado levemente de uma queda inicial ainda mais acentuada.

A baixa de hoje, que afetou 410 das 437 empresas na lista, aproximou a bolsa do nível do final de junho, anulando assim a elevação das últimas três semanas.

O vice-primeiro-ministro turco, Mehmet Simsek, afirmou ao meio-dia (horário local) que "o golpe de Estado terá um impacto limitado na economia turca" e que o país eurasiático "será um dos que mais crescerá em 2016 dentro dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico)".

Segundo a agência de notícias turca "Anadolu", o também ministro da Economia lançou uma clara mensagem: "Não há motivos para pânico".

A lira turca, que na sexta-feira à noite caiu enquanto ocorria a tentativa de golpe, se recuperou hoje em grande parte e era cotada a 0,305 euro e 0,335 dólar, valores similares aos de maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos