IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inscrições para o Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha estão abertas

18/07/2016 14h16

Madri, 18 jul (EFE).- A Agência Efe e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) abriram nesta segunda-feira as inscrições para o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, que irá para a sua 34ª edição.

Poderão se inscrever jornalistas dos 22 países ibero-americanos, entre eles o Brasil, além de Angola, Cabo Verde, Estados Unidos, Filipinas, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Israel, Marrocos, Moçambique, Andorra, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Distribuído nas categorias, Imprensa, Rádio, Televisão, Fotografia, Jornalismo Digital e Ibero-Americano, o prêmio é patrocinado pelo grupo internacional OHL.

Além disso, será concedido pela quinta vez o Prêmio Especial Ibero-Americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, que conta com o patrocínio da Fundação Aquae.

Foram abertas também as inscrições para a 13ª edição do Prêmio Don Quixote de Jornalismo, patrocinado pelo grupo Tragsa, e que avalia a qualidade linguística, o bom uso e o enriquecimento do idioma espanhol.

Para concorrer à 34ª edição do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, é preciso inscrever trabalhos publicados em língua espanhola ou portuguesa, entre 1º de setembro de 2015 e 31 de agosto de 2015. Eles deverão ser enviados à Efe em Madri, às delegações da Agência nos países que podem participar do prêmio ou às embaixadas da Espanha nesses países antes do dia 30 de setembro.

A decisão do júri deve ser divulgada em janeiro de 2017. Os prêmios serão entregues posteriormente pelos reis da Espanha em uma cerimônia que será realizada em Madri.

Na página da Agência Efe na internet (www.efe.com) é possível consultar mais informações sobre o prêmio. Serão distribuídos aos vencedores, no total, 42 mil euros - 6 mil euros por categoria - e uma escultura em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.

O Prêmio Don Quixote de Jornalismo dá ao vencedor 9 mil euros e também uma escultura comemorativa.

O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha tem como objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais do jornalismo de língua espanhola e portuguesa dos países que formam a Comunidade Ibero-Americana de Nações e dos países com os quais a Espanha mantém vínculos históricos e culturais.