IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nintendo duplica seu valor na Bolsa graças ao sucesso de "Pokémon GO"

19/07/2016 00h57

Tóquio, 19 jul (EFE).- A febre pelo "Pokémon GO" fez com que a gigante japonês dos videogames Nintendo duplicasse nesta terça-feira o valor de suas ações na Bolsa de Tóquio em relação ao preço que tinham pouco antes do lançamento do popular jogo para smartphone.

Na primeira parte da sessão, a Nintendo estava avaliada em 10,79% até alcançar os 30,780 ienes por ação, pouco mais que o dobro em comparação dos 14,380 ienes que fechou sua cotação no dia 6 de julho, data de lançamento do jogo.

Desde o dia 7, os títulos da empresa com sede em Kioto subiram 114,04%.

Sua capitalização também duplicou atingindo 3,9 trilhões de ienes (cerca de US$ 36,820 bilhões) o que representa um crescimento de quase 2 trilhões de ienes em apenas uma semana e meia.

Esta forte escalada, a maior da companhia nos últimos dez anos, responde ao enorme sucesso de "Pokémon GO", que convida seus usuários a encontrar as populares criaturas em cenários reais usando a câmera do telefone.

O jogo se transformou no aplicativo mais baixado para os sistemas iOS e Android nos mercados onde já está disponível (Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e quase todos da Europa).

No entanto alguns analistas já alertaram que consideram exagerado o aumento já que The Pokémon Company, empresa que distribui o jogo, e Niantic, desenvolvedora, são na realidade filiadas de propriedade não majoritária da Nintendo.