Honda e Softbank desenvolverão sistema de IA para ajudar os motoristas
Tóquio, 21 jul (EFE).- A fabricante de veículos Honda Motor e o gigante das telecomunicações SoftBank desenvolverão um sistema de inteligência artificial (IA) que vai conversar com os motoristas durante as viagens e irá sugerir desde possíveis rotas disponíveis a comércios na região.
O projeto, anunciado nesta quinta-feira pelas duas empresas, procura aplicar ao manejo de veículos o chamado "motor de emoções" projetado por uma subsidiária da Softbank.
Este "motor de emoções" é um conjunto de tecnologias de IA que permitirá as "máquinas gerarem suas próprias emoções", segundo explica o comunicado divulgado em conjunto hoje.
O objetivo é que este software baseado na nuvem detecte os hábitos dos motoristas através de várias câmaras e sensores e um programa para poder prever esses comportamentos e realizar sugestões com os mesmos.
O sistema poderia inclusive recomendar visitas regulares à oficina com base nos dados que vai captando (distâncias percorridas, uso dos freios etc) ou alertar ao motorista que esqueceu as chaves no veículo.
À medida que o sistema vai conhecendo cada vez mais os gostos e hábitos do motorista este deveria perceber que a relação com a "máquina de emoções" fica cada vez mais sólida, explicam as duas empresas japonesas.
Este será o primeiro projeto a ser realizado no novo laboratório de P&D que Honda construiu no distrito de Akasaka, em Tóquio.
O projeto, anunciado nesta quinta-feira pelas duas empresas, procura aplicar ao manejo de veículos o chamado "motor de emoções" projetado por uma subsidiária da Softbank.
Este "motor de emoções" é um conjunto de tecnologias de IA que permitirá as "máquinas gerarem suas próprias emoções", segundo explica o comunicado divulgado em conjunto hoje.
O objetivo é que este software baseado na nuvem detecte os hábitos dos motoristas através de várias câmaras e sensores e um programa para poder prever esses comportamentos e realizar sugestões com os mesmos.
O sistema poderia inclusive recomendar visitas regulares à oficina com base nos dados que vai captando (distâncias percorridas, uso dos freios etc) ou alertar ao motorista que esqueceu as chaves no veículo.
À medida que o sistema vai conhecendo cada vez mais os gostos e hábitos do motorista este deveria perceber que a relação com a "máquina de emoções" fica cada vez mais sólida, explicam as duas empresas japonesas.
Este será o primeiro projeto a ser realizado no novo laboratório de P&D que Honda construiu no distrito de Akasaka, em Tóquio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.