IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

"Número 5" do regime chinês reúne-se com diretores da imprensa mundial

27/07/2016 08h25

(Corrige nome do líder chinês)

Pequim, 27 jul (EFE).- O chefe de propaganda e ideologia do Partido Comunista da China, Liu Yunshan, "número cinco" na hierarquia nacional, recebeu nesta quarta-feira, no Grande Palácio do Povo, diretores de meios de comunicação de todo o mundo, entre eles o presidente da Agência Efe, José Antonio Vera.

Liu, diretor da Escola do Partido Comunista e da chamada Comissão para Construção da Civilização Espiritual, foi anfitrião de um encontro com mais de 200 representantes da imprensa escrita internacional, principalmente agências de notícias e jornais.

O encontro faz parte da terceira edição do "Fórum de Cooperação de Meios de Comunicação das Novas Rotas da Seda", conferências realizadas pelo oficial "Jornal do Povo" com as quais Pequim quer divulgar o grande projeto de cooperação econômica internacional.

Sobre este projeto, que alguns observadores viram como uma versão chinesa do Plano Marshall para a região, Liu ressaltou que "está pensado para que o mundo progrida em harmonia e paz", acrescentando que "paz e progresso são importantes para evitar as guerras no mundo".

O presidente da Efe, em seu discurso perante Liu, se mostrou interessado nos projetos futuros que a China tem no marco desse grande plano e nas dificuldades que está encontrando.

Por enquanto, os planos transnacionais de Pequim não se concretizaram, embora já exista um banco internacional patrocinado pela China para financiá-los (o Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas) e considera-se que se centrarão sobretudo em grandes redes de transporte e comunicações.

Em sua discurso no fórum, ontem, terça-feira, Vera advogou por um jornalismo futuro onde a inteligência artificial não domine sobre o consumidor, e no qual os jornalistas sigam sendo os grandes protagonistas.