IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

British Airways retoma voos diretos para o Irã após 4 anos de suspensão

01/09/2016 05h42

Londres, 1 set (EFE).- A companhia aérea britânica British Airways (BA) informou nesta quinta-feira que retomará seus voos diretos de Londres para Teerã após suspendê-los há quatro anos por causa das difíceis relações entre o Reino Unido e o Irã.

Um Boeing 777, da BA, vai decolar na noite desta quinta do Aeroporto de Heathrow, em Londres, tendo Teerã como destino, segundo informações da companhia aérea britânica, que vai operar seis voos semanais para a capital iraniana.

Esta será a primeira vez que a companhia aérea voa para o Irã desde 2012, quando a rota deixou de ser rentável depois que as autoridades britânicas decidiram fechar sua embaixada em Teerã.

No entanto, a situação mudou após a retirada de algumas sanções ao Irã este ano e a reabertura da embaixada Reino Unido em Teerã em 2015.

A British Airways, que iniciou seus voos para o Irã em 1946, tinha dado por terminado seus três voos semanais ao país em outubro de 2012, um ano depois do fechamento da embaixada britânica.

As atividades diplomáticas foram suspensas depois da embaixada ter sido atacada por manifestantes devido as sanções impostas ao Irã em relação ao seu programa nuclear.

No entanto, o edifício foi reaberto para marcar o acordo no ano passado entre Irã e as grandes potências - Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha - para solucionar o conflito nuclear.