IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coreia do Norte pretende criar complexo para atrair turistas e investimentos

02/09/2016 03h26

Seul, 2 set (EFE).- A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que planeja construir novos complexos de finanças, torres de apartamentos e hotéis no sudeste do país, em um projeto de grande escala para atrair investimentos e turismo apesar das sanções internacionais.

O projeto seria localizado em uma zona industrial exclusiva da Área de Turismo Internacional de Wonsan-Geumgangsan, no litoral sudeste da Coreia do Norte, e teria um valor de US$ 196 milhões, informou o site estatal "Naenara", em comunicado.

O regime de Kim Jong-un disse na sua proposta que visa atrair investimentos estrangeiros para financiar este projeto, que pretende transformar sua costa sudeste em "um destino turístico de primeira classe mundial" capaz de atrair "milhões de visitantes", segundo o comunicado, que não mencionou prazos do projeto.

O plano prevê uma transformação radical do centro da cidade de Wonsan, para a construção de um complexo de apartamentos de dez torres, um hotel de três estrelas, um complexo financeiro internacional, lojas de departamento, um centro desportivo e um restaurante de comida internacional.

Na periferia da cidade, mas dentro da área exclusiva, existe o planejamento da construção de um hotel de luxo de cinco estrelas, um segundo complexo financeiro e outro de escritórios, lugares de pesquisa científica, um centro internacional de exposições e uma biblioteca, afirmou o site.

A Coreia do Norte, que sofre uma crise econômica desde os anos 1990, considera o turismo como uma importante fonte de renda, e desde a chegada ao poder de Kim Jong-un, no final de 2011, tem dedicado esforços para promover sua região sudeste com projetos como a estação de esqui de Masik, inaugurada em janeiro de 2014.

No entanto, será difícil para que o país asiático receba investimento estrangeiro para este tipo de projetos, já que as últimas sanções do Conselho de Segurança da ONU lhe impõem um forte bloqueio financeiro.