IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

American Airlines inaugura voos regulares para Cuba

07/09/2016 15h57

Miami, 7 set (EFE).- A America Airlines se tornou nesta quarta-feira na terceira companhia aérea dos Estados Unidos com voos regulares para Cuba, com viagens para Cienfuegos e Holguín com origens em Miami as primeiras a chegar à ilha em mais de 50 anos.

A America Airlines segue a JetBlue e a Silver Always, as duas primeiras companhias a operarem voos para Cuba, ambas tendo como ponto de partida o aeroporto de Fort Lauderdale, no norte de Miami.

Segundo veículos de imprensa, os passageiros que viajaram nos voos inaugurais da American Airlines foram presenteados com charutos de chocolate e jogos de dominó, um dos entretenimentos favoritos dos cubanos, e os aviões levaram bandeiras dos dois países.

O primeiro voo, com destino a Cienfuegos, no sul da ilha, saiu às 10h locais (11h em Brasília). O segundo partiu de Holguín às 10h15 (11h15 em Brasília). A primeira cidade cubana a receber voos foi Santa Clara, retomando a conexão entre os dois países suspensa 1961.

Nesta sexta-feira, a American Airlines abrirá linhas para Camagüey e Santa Clara. E se propõe a operar voos semanais para 56 cidades cubanas, sem incluir a capital do país, Havana.

A volta dos voos regulares entre ambos os países é consequência do acordo para a normalização das relações bilaterais anunciado em dezembro de 2014 pelos presidentes dos EUA, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro.

As relações cubano-americanas estavam rompidas desde 1961 e foram restabelecidas formalmente em julho de 2015 com a reabertura das embaixadas em Washington e Havana.

"Certamente é histórico para nós ter o primeiro voo regular para Cuba a partir do Aeroporto Internacional de Miami em mais de 50 anos", disse o porta-voz do aeroporto, Greg Chin.