IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cazaquistão dará início ao projeto Kashagan em outubro

09/09/2016 11h16

Astana, 9 set (EFE).- O Cazaquistão dará início em 23 de outubro ao projeto Kashagan, uma enorme jazida de petróleo no Mar Cáspio com a qual prevê alcançar em novembro uma produção comercial inicial de 75 mil barris por dia, anunciou nesta sexta-feira o ministro da Energia interino, Kant Bozumbayev.

"O lançamento oficial de Kashagan está previsto para 23 de outubro", comunicou à imprensa Bozumbayev após uma reunião do gabinete cazaque.

"De acordo com o pacto alcançado (entre o governo e os acionistas do projeto), em novembro alcançaremos a produção comercial de 75 mil barris ao dia", disse o ministro.

O operador do projeto Kashagan, o consórcio Norte Cáspio Cooperativo, é conformado por sete empresas: KazMunayGas, Eni, Exxonmobil, Royal Dutch Shell, Total S.A., a Corporação Nacional de Petróleo da China e Inpex.

A produção no Kashagan, o maior achado de petróleo do mundo nas últimas décadas, foi suspensa em 2013 para fazer uma série de consertos do oleoduto.

As reservas de petróleo desta jazida são estimadas em 38 bilhões de barris, dos quais cerca de 10 bilhões são reservas recuperáveis.

As reservas de gás natural de Kashagan estão estimadas em mais de um trilhão de metros cúbicos.