Bolsas

Câmbio

Inflação oficial chega a 5,42% no período entre janeiro e agosto

Rio de Janeiro, 9 set (EFE).- O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu em agosto e já acumula alta de 5,42% nos oito primeiros meses do ano, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Os preços subiram 0,44% em agosto, enquanto no mesmo mês do ano passado tiveram alta de 0,22%. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação chegou a 8,97%, segundo o IBGE.

O órgão destacou em comunicado que a inflação "desacelerou" em relação a julho, já que nesse mês a alta dos preços foi de 0,52%.

A alimentação foi o setor em que os preços sofreram maior desaceleração com relação ao mês anterior, ao passarem de um aumento de 1,32% em julho para 0,30% em agosto.

No ano passado, a inflação superou os dois dígitos e alcançou seu maior índice em 13 anos, 10,67%, apesar de o Banco Central ter tomado medidas mais rígidas em sua política monetária e elevado a taxa básica de juros (Selic) para 14,25%, valor que se mantém até hoje.

A economia brasileira está imersa em sua recessão mais grave em sete décadas, o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma retração de 3,8% no ano passado, acumula seis semestres seguidos de resultados negativos e deve fechar este ano com uma nova queda superior a 3%. EFE

mp/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos